O cubo multiface

Comprei um cubo multiface. De um lado tem a cor verde e dos outros o azul, amarelo, vermelho, branco e lilás. Quando comprei estava tudo organizadinho, cada cor em sua devida face. É um cubo três por três, simples, se acha em qualquer loja de brinquedo, em qualquer camelô. Não sei o porquê, mas é muito prazeroso embaralhá-lo, misturar as cores, os lados, criar uma confusão no cubo multiface, deixar o mais difícil possível para montá-lo. Acho que o cubo multiface é justamente pra isso.

Agora, estou me divertindo montando esse negócio que é complicado, eu confesso. É bem legal perceber que sou incapaz de organizar esse cubo. Descubro-me imponente diante dessa complexidade. Quando completo um lado embaralho o outro, e vice e versa. Assim, montando com essa habilidade toda, acho que só vou conseguir no dia de "são nunca".

Agoniado, ansioso, estressado às vezes, impotente quase sempre, motivado vez em quando, percebo uma tênue semelhança desse cubo multiface com a vida. Recebemo-la organizadinha, cada cor na sua respectiva face, cada lado organizado corretamente. Dái, não satisfeitos com isso, embaralhamos as coisas metemos os pés pelas mãos para tornar a vida ainda mais atraente, na tentativa de torná-la o mais interessante possível. Parece que tentar reorganizá-la é melhor do que curti-la organizada, acho que assim como o cubo, a vida não tem graça organizadinha, o grande barato é embaralhar pra depois organizar em faces e cores. O problema é que nem sempre sabemos reorganizar, e quase sempre precisamos da ajuda de um especialista. E é certo buscarmos o especialista errado, se é que existe um especialista em vida!

O cubo multiface foi feito para ser embaralhado e remontado, é um quebra-cabeça; já a vida, foi feita para ser vivida e não embaralhada e remontada, ela não é um quebra-cabeça.

Precisamos aprender muito ainda.

Rio de Janeiro, outra madrugada, 2009

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quebranta-me!

Reflexão 001-2017

A insustentável ansiosidade de alma