Quebranta-me!


"O sacrifício que agrada a Deus é um espírito quebrantado..."

(Salmo 51:17)


A segunda oração que Deus quer que esteja em nossos lábios encontra-se pelo menos em dois lugares na palavra de Deus. Está no Salmo 51, no versículo 17: "O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus". Outro lugar da Bíblia em que esta oração aparece é em Isaías 57.15: "Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre e cujo nome é santo: "Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito humilde e novo alento ao coração do contrito" .

Está é outra oração que Deus gostaria de ouvir: "Quebranta-me". É uma oração mais difícil de se orar do que a primeira. "Sonda-me" significa informação para o reconhecimento: "Mostra-me, Deus, o que estás vendo". "Quebranta-me" é destruição para reconstrução: "Quebra, Senhor! Quebra tudo, se for preciso"!

Há coisas que não queremos ver. Hé coisas que não queremos aceitar. Há coisas que não queremos mudar. Encontramos para todas essas coisas desculpas possíveis e impossíveis. São essas coisas que Deus tem de destruir em nós, pois elas são os nossos tesouros e as nossas paixões, ainda que digamos que não o são.

Eis algumas coisas que precisamos dizer para Deus em nossa oração "Quebranta-me":


1."Senhor, quebra minha vida, faze-a de novo, porque eu quero ser um vaso novo"

Essa oração é extremamente séria, mas não há outra maneira de o poder de Deus ser derramado sobre a nossa vida se nós não estivermos dispostos a permitir que o Senhor nos construa do Seu jeito. Essa é uma oração que nem eu nem você nos sentimos plenamente capazes de fazer de forma natural ou espontânea. Quantas vezes você já orou assim: "Senhor, se for preciso arrebentar, arrebenta, mas não me deixes desviar um milímetro nem para a esquerda e nem para a direita da Tua Vontade"? Nossa oração normal é dizer algo assim: "Tem misericórdia, Senhor, suporta aí esse milimetrozinho pra lá ou pra cá".

Há promessas de Deus muito claras sobre o eu vai acontecer quando, na Sua presença, fizermos essas orações. As promessas do Senhor são as seguintes: a aqueles que são humildes e estão contritos, que não resistem nem lutam contra a Vontade de Deus, que já puseram tudo sobre o altar, a estes, o Senhor está afirmando que, assim como Ele habita no céu, da mesma forma que Ele tem demonstrado a Sua glória, poder e majestade nas regiões celestes, assim Ele vai habitar a vida de Seus servos. Assim como a glória Dele enche os céus, vai encher o nosso coração aqui mesmo, na terra, e Deus vai estar presente e se manifestará nas questões práticas da nossa vida.


2."Senhor, quebra nossos corações duros naquilo em que estamos empedernidos e não percebemos, pois não enxergamos o que não queremos ver".

Quando nosso coração está duro, nós acreditamos que a nossa verdade é a única verdade. Um exemplo claro disso, nas Escrituras, é a postura dos escribas e fariseus que Jesus chamou de hipócritas. Eles acreditavam piamente que a coisa mais santa a fazer era matar Jesus. Quem não ora as orações que Deus quer ouvir: nem "Sonda-me", nem o "Quebranta-me", pode cair no mesmo erro dos fariseus.

Quando oramos essas orações, Deus pode trabalhar na nossa vida, derramar do Seu Espírito em profusão no coração dos Seus filhos. Não conheço, na história dos avivamentos, nenhum servo de Deus ou líder espiritual que tenha começado sem uma humildade profunda; sem a consciência do pecado, sem o rosto no chão, sem a confissão, se a restauração da alma, sem aquele quebrantamento lá dentro, que faz com que a graça de Deus se derrame sobre nós pecadores. Esse era o sentimento do poeta quando escreveu este hino:

"Quando tudo perante o Senhor estiver

E todo o teu ser Ele controlar,

Só então hás de ver que o Senhor tem poder,

Quando tudo deixares no altar".


3."Quebranta-me, senhor".

Se você tem a visão de que o bem mais precioso é o Senhor, se anseia de todo o seu coração ser um homem ou mulher cheio do Espírito Santo de Deus, se quer ver os milagres de Deus acontecendo em sua vida e através de você, então faça essa oração, porque essa oração é a de quem quer ser um barro muito maleável na mão de Deus, ao qual Ele possa dar forma segundo a Sua vontade.


Reflexão:

Ele, o Senhor Jesus, irá ser, então o tesouro do seu coração e poderá reconstruir, em nossa alma, a catedral do Seu Espírito, quando de fato orarmos "Quebranta-me, Senhor", com a sinceridade em nossos coração, em contrição e humildade em nossa alma.


Estudo baseado no livro Orações que Deus gostaria de ouvir, do Pastor Pascoal Piragine Junior, pastor da Primeira Igreja Batista em Curitiba. Editora AD Santos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão 001-2017

A insustentável ansiosidade de alma