Os Navios que nunca partiram

Quais são seus planos e sonhos para 2009? Novo ano sempre traz consigo uma nuância de Fênix (a ave da mitologia que renasce das cinzas), não é mesmo? Voce dorme arrasado, cheio de coisas pendentes para resolver em 31/12 e acorda em 01/01 completamente renovado. E com esse renovo surge toda uma gama de expectativas, que alimentam nossa visão a qual, por sua vez, estabelece nossos sonhos. Afinal, tenho que concordar com Stephen Kanitz: quem inventou esse tal “ano novo” merece um prêmio!

O símbolo do renovo é também um tempo crucial. Muita gente planeja e sonha coisas diferentes das que são oriundas do Reino. E por isso suas vidas são recheadas de expectativas, mas completamente vazias de realizações. Isso porque não consultamos o Senhor sobre esses planos, nem colocamos no altar esses sonhos. Mas então, que sonhos devemos sonhar? Que planos devemos arquitetar? E quais devem sair da “prancheta”?

Houve um rei de Israel que foi um homem de Deus chamado Josafá. Quando um dia ele se viu cercado pelos inimigos (II Cronicas 20) ele simplesmente convocou um culto! E por isso o Senhor lutou a batalha que era do exército de Judá, afinal, a “batalha é do Senhor”. Mas Josafá colocou no seu coração um plano de construir uma esquadra (II Cronicas 20:36-37). Ele queria dominar os mares. E queria estender sua influência para além mar. Mesmo sendo temente a Deus, ele não consultou ao Senhor sobre seus planos. Sabe o que aconteceu? Aqueles navios nunca partiram. Eles se quebraram antes de iniciar a primeira viagem! O que aprendemos aqui?

a) Não invista seu tempo e recursos em planos que não foram entregues ao Senhor, nem aprovados por Ele. Quando insistimos em fazer algo que Deus não aprova (e Ele sabe o porquê disso) nós sofremos invariavelmente uma grande perda. Foi o que aconteceu com Josafá. E parece que a perda ali não foi só financeira. Josafá perdeu também o ela pela vida. Ficou tão desgostoso que desistiu de continuar a viver. Por isso que em II Cronicas 21:1 começa falando que ele morrera.

Pense agora em voce… quantas vezes voce não insistiu em um relacionamento, num viés profissional, numa sociedade, numa postura pessoal de vida, as quais não tinham a aprovação divina e que lhe trouxeram perdas? Deus quer que voce tenha ganhos! Por isso entregue seus planos a Ele!

b) Lembre-se que seus mais puros sonhos podem ser contaminados. Depende de quem sonha contigo. Josafá foi sonhar com Acazias (20:35), um rei que não prestava. E toda vez que nossos planos e sonhos são partilhados com alguém que não presta, nós sofremos muita dor. Isso porque não dá para termos aliança com Deus (que é puro, Santo) e também com os “Acazias” que nos cercam (que são repletos de maldade-veja Pv.12:2). Quando tentamos fazer isso, Deus se coloca, ao invés de ao nosso favor, contra nós. E lutar contra Deus é extenuante… Quem sabe não foi por isso que voce se cansou tanto em 2008?

c) Por fim lembre-se que é primeiramente com o Senhor que voce deve falar seus planos. É Deus quem faz prosperar os planos que a Ele são consagrados (Pv.16:3). É Ele quem dirá se viveremos ou não para executar cada um desses ideais (Tg.4:13-15). Então, antes de “começar a correr atrás do prejuízo”, fale com Deus, peça a Ele orientação e direção. Tão bom quanto ter os navios que idealizamos e construímos partindo, é ter o Vento do Senhor (seu Espirito Santo) soprando em nossa vela!!

E aí, de quem são os planos para 2009? Seus ou de Deus?

Pr.Sergio Dusilek
http://sergiodusilek.wordpress.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quebranta-me!

Reflexão 001-2017

A insustentável ansiosidade de alma