Transforma-me!


 

"Segundo a Sua imagem estamos sendo transformados..."

(2 Cor 3.1)


 

Introdução:

A terceira oração que Deus quer ouvir é está: "Transforma-me". Está na segunda carta de Paulo aos Coríntios, no capítulo 3, versículo 18: " E todos nós, que com a face descoberta refletimos a Glória do Senhor, segundo a Sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito Santo".

A semelhança do barro nas mãos do oleiro, depois de termos sido sondados e quebrantados, é fácil entender que a massa está informe. A obra do Artista está apenas iniciada. A obra de Deus não está acabada; ela não termina no arrependimento, nem no quebrantamento. Quando exercemos nossa fé, sabemos que nestes dois primeiros processos: "sonda-me, Senhor" e "quebranta-me", o trabalho do Espírito Santo de Deus sobre nós está apenas começando. Se a obra de Deus em nós terminasse aqui, eu ousaria até perguntar se valeria a pena ser quebrado desse jeito...!

Portanto, eis algumas coisas que precisamos dizer para Deus em nossa oração "transforma-me":


 

1."Deus vai começar uma ora de Arte com cada um de nós"

É isso que significa transformação. Deus vai se servir do barro sondado, quebrado, tornado maleável e sensível aos leves toques do artista, e vai começar a dar-lhe uma nova forma; essa será a maravilhosa transformação realizada pelas mãos infinitamente sábias e santas do nosso Senhor. É isso que 2 Coríntios 3.18 nos diz: vai haver uma transformação total, a mudança da nossa realidade interior para outra totalmente diferente daquela que existia em nós antes da sondagem e do quebrantamento; essa transformação é uma transfiguração, porquanto quando "somos transformados segundo Sua imagem, refletimos a glória do Senhor".

Compreendemos, então, que tudo o que importa é somente o trabalho realizado pelo artista e não mais a argila que foi transformada; deixamos de nos preocupar se o vaso é grande ou pequeno, cilíndrico, quadrado, achatado ou afunilado; o que vai transparecer é a genialidade do artista que moldou o vaso.

Orar: "Transforma-me", é desejar ardentemente que, a cada dia, um pouco mais da beleza de Jesus brilhe através de mim, por ter sido moldado à Sua imagem e segundo Sua vontade.


 

2. "Senhor, eu quero que um pouco mais da Tua glória seja manifestada no meu estilo de vida, na minha maneira de ser".

A oração "transforma-me" é a oração inconformada daquele que não quer apenas um lampejo de luz fracamente refletido em sua superfície opaca e escura. Quem está orando "transforma-me" não quer apenas um reflexo de luz, quem ora "transforma-me", diz: "Senhor, transforma-me, modifica a minha imagem, molda-me segundo a Tua imagem. Eu quero que a luz do Senhor que brilha sobre mim brilhe em mim e se propague através de mim".


 

"Transforma-me" é a oração de quem quer incorporar em sua vida gestos, ações e pensamentos que reflitam um pouco da beleza de Jesus. "Transforma-me" é a oração de quem quer ser parecido com Jesus, é a oração de quem deseja que o amor de Jesus seja o nosso tipo de amor para com todas as pessoas, é a oração de quem quer que a alegria do Senhor seja a sua alegria.


 

3."Transforma-me, senhor".

Quem faz essa oração, está dizendo: "Senhor Jesus, que as suas características como servo façam parte da minha vida; eu não sou assim, por isso, transforma-me, Senhor. Que os meus pensamentos sejam bons para com todos que estão ao meu redor, que as minhas ações sejam boas, que a minha percepção seja boa, que haja em mim a fidelidade, aquela atitude fiel que provém de uma fé inabalável no Senhor. Faze-me ser gente boa segundo a Sua imagem".

A verdadeira fé passa pelas orações: "Sonda-me, meu Deus" e "Quebranta-me", mas começa a se manifestar, ter gosto e beleza, quando a gente ora: "Senhor, transforma-me. Coloca da Tua beleza, da Tua amabilidade, da Tua gentileza, da Tua natureza no meu coração e nos meus pensamentos".


 

Conclusão:

Você sabe o que vai acontecer agora? Você vai ser moldado "segundo a imagem de Jesus, de glória em glória, com glória cada vez maior". Você vai ser transformado num vaso que glorifica o Artista, o Senhor nosso Deus.


 

Estudo baseado no livro Orações que Deus gostaria de ouvir, do Pastor Pascoal Piragine Junior, pastor da Primeira Igreja Batista em Curitiba. Editora AD Santos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quebranta-me!

Reflexão 001-2017

A insustentável ansiosidade de alma