Sonda-me!


"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno".

(Salmo 139:23 e 24)


Uma oração de profunda sinceridade e entrega, essa é a definição dessa oração dada pelo autor do livro, o Pr. Pascoal Piragine Junior. As características dessa oração promovem no coração de Deus uma imensa alegria por demonstrar o nosso interesse em estar nas mãos Dele. Essa é a oração daqueles que querem ser aperfeiçoados e moldados por Deus.

Com esta oração estamos literalmente dizendo a Deus que nos colocamos nas mãos Dele para sermos moldados de acordo com o Seu padrão de qualidade, estamos dizendo a Deus que nos colocamos em sua mão para sermos trabalhados de acordo com os seus padrões, estamos abrindo mão da nossa sondagem, pela sondagem nos padrões de Deus; estamos dizendo: "Deus, estamos diante de ti sem restrições, prepara-me, molda-me e me coloque de acordo com os seus padrões de qualidade.

Eis algumas coisas que precisamos dizer para Deus em nossa oração:


1."Deus, faze uma crítica dura a meu respeito"

Ninguém gosta de ser criticado, avaliado e confrontado. Você gosta? Essa é uma oração para quem, de fato, está preocupado com aquilo que Deus pensa a seu respeito e, por isso, está dizendo ao seu Senhor: "Toda crítica Tua à minha vida é uma bênção. Por isso, mede-me pelo Teu padrão e fala, Senhor, o que tu estás vendo, porque aquilo que estiver um milímetro para cá ou para lá da Tua vontade, eu preciso acertar segundo o Teu padrão".

Se ser criticado por um amigo ou pela família é difícil para qualquer um de nós, imagina ser criticado, avaliado, confrontado por Deus? Quando começamos a entender o que está atrás dos versos dessa oração, descobrimos que se oramos conforme o texto recomenda teremos sérios problemas com as descobertas que faremos. Entendo que essa oração funciona como espelho para qualquer um de nós, é olhando no espelho que descobrimos que nosso cabelo está penteado, que a maquiagem está borrada, que os olhos estão sujos, na mesma medida ler esse texto é como se estivéssemos olhando para um espelho que mostra "todas" as nossas imperfeições, todos os nossos erros, todos os nossos pecados.


2."Analisa, Senhor, as minhas paixões, aqueles sentimentos ardentes da minha alma, que impulsionam a vida".

Pedir a Deus para analisar nossas paixões, é o mesmo que pedir a Deus para analisar nossas tendências, nossas inclinações na vida.

O Senhor Jesus pode ser entronizado no meio dos nossos sonhos, dos nossos sentimentos e dos nossos pensamentos? Quando não oramos assim e não estamos abertos a ouvir os resultados das sondagens de Deus, logo poderemos perder o rumo da nossa vida.

É muito fácil e muito comum nos tornarmos cegamente complacentes, condescendentes e transigentes, o que resume na famosa e enganosa expressão: "ser bonzinho" consigo mesmo. E isso acontece quando nos esquecemos de pedir a Deus que nos analise, nos ilumine e nos revele a verdade. O que Deus quer ouvir dos nossos lábios é essa oração.


3."Sonda-me, prova-me e revela o que o Senhor está vendo em minha alma".

Se você estiver disposto a orar assim, fique atento, porque o Senhor se agrada desse tipo de oração e irá responder. Ele vai usar o Seu Espírito Santo, usará pessoas, criará circunstâncias, fará acontecer qualquer coisa. Se for preciso, usará até mesmo aquela mula...se lembra da história de Balaão?

O anjo do Senhor estava com a espada desembainhada para matá-lo. A mula de Balaão empacou e ele surrava aquela mula, quando Deus, em sua misericórdia, abriu a boca da mula e ela disse: "Você não está vendo o anjo que vem aí com a espada desembainhada"?

Diante da sua oração, Deus fará o que for preciso. De uma ou de outra forma, Ele vai mostrar para você o que está vendo no seu coração. Não posso acreditar que Deus queira que tenhamos uma "vidinha" medíocre espiritualmente; tenho certeza que Deus quer derramar do Seu Espírito Santo e quer fazer coisas extraordinárias no meio do Seu povo. Ele quer derramar graça transbordante em nossas vidas, mas primeiro é preciso permitir que Deus sonde o nosso coração e nos revele tudo o que precisa ser mexido, quebrado e transformado.


Reflexão:

Se o Senhor Jesus está lhe mostrando alguma coisa, confesse isso e peça para o Senhor que lave a sua vida, que purifique a sua alma. Convide-o para entrar aí dentro, e começar uma operação linda, que só o Senhor Jesus pode fazer.


Estudo baseado no livro Orações que Deus gostaria de ouvir, do Pastor Pascoal Piragine Junior, pastor da Primeira Igreja Batista em Curitiba. Editora AD Santos.

Comentários

Anônimo disse…
Teste de comentários no blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Quebranta-me!

Reflexão 001-2017

A insustentável ansiosidade de alma